14 de abr. de 2013

Cantores e Seus Alter-Egos



O alter-ego é um componente bastante comum na composição da música e da imagem de qualquer artista, a definição do termo está em seu nome "outro eu", como o assunto aqui é música, vou usar cantores como exemplo. Bem o alter-ego de um cantor é totalmente o oposto da real personalidade de tal, é uma forma de procurar inspiração, é inovar, radicalizar totalmente, se transformar naquilo que você nunca pensou um dia ser.

O alter-ego mexe com as roupas de um cantor, com a música, com o estilo, com a criatividade, mentalidade e em alguns casos com a alma. O alter-ego pode ser do mesmo sexo que o cantor como também não pode, o alter-ego costuma ter um nome próprio e é bastante complexo, pessoal e interessante.

E aí? Tá afim de entrar no assunto comigo? Sim? So, let's go guys!

1) Beyoncé/ Sasha Fierce.


A cantora Beyoncé afirmou que seu alter-ego Sasha Fierce nasceu na filmagem do clipe para o primeiro single do primeiro disco solo da cantora chamado Dangerously in Love, o single, Crazy in Love é um dos maiores hits da cantora.

Na imagem acima percebemos que de um lado há Beyoncé de jeans, tênis e jaqueta, do outro lado temos Sasha Fierce, uma mulher fatal, com roupa curta, um par de sandálias de salto-alto e maquiagem pesada, a manipulação de Sasha sobre Beyoncé foi tanta que a cantora lançou um disco dedicado a isso, I Am... Sasha Fierce, o formato do disco é duplo, no primeiro temos uma foto da cantora sem maquiagem onde há canções lentas como Halo e If I Were a Boy, no segundo disco temos Sasha e canções como Single Ladies (Put a Ring On It) e Diva.

A cantora afirmou encarnar Sasha minutos antes de entrar no palco, ela diz que a personagem é a grande responsável por seus excelentes movimentos e pelo impecável desempenho vocal, um clipe onde vemos a presença de ambas é Sweet Dreams, durante o clipe vemos Beyoncé se transformando em Sasha aos poucos até ficar toda trabalhada no dourado.


2) Lady Gaga/ Jo Calderone.


Jo Calderone surgiu em 2010 num ensaio fotográfico para a edição japonesa da revista Vogue Hommes. As fotografias foram produzidas por Nick Knight e pelo consultor de moda de Lady Gaga, Nicolas Formichetti

Além de aparecer no clipe de Yoü and I, Jo fez uma aparição ao vivo no MTV Video Music Award apresentando um prêmio honorário para a cantora Britney Spears. Outra curiosidade é o fato de que Jo é ex-namorado de Gaga, como? Eu não sei. Para entender mais sobre Jo, leia um trecho de uma entrevista onde a cantora explica mais sobre isso:

"Começou como uma invenção da minha cabeça, Jo foi criado junto com Nick Knight como um experimento travesso. [...] Nick e eu começamos a nos perguntar "Como podemos reformar o modelo em uma cultura que tenta quantificar a beleza com um paradigma visual e padrão, quase matemático. Como poderíamos f*der com as mentes maleáveis de curiosos e mudar a perspectiva do mundo sobre o que é belo?"

Dê uma olhada em Jo no clipe Yoü and I.



3) David Bowie/ Ziggy Stardust.


Com o lançamento do conceitual álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, David Bowie criou canções e uma estética revolucionaria que ainda influência muitos por aí após mais de quarenta anos da criação do personagem, Ziggy Stardust ainda influencia universos culturais como a música e a moda.
Bowie desafiou as barreiras da sexualidade ao criar para si a imagem andrógina que se tornou símbolo da geração glam rock. A história de Ziggy é a seguinte: O personagem é um alienígena encarnado por David que vem ao Planeta Terra querendo passar uma mensagem de paz e esperança nos últimos cinco anos de existência do planeta que acabaria devido a falta de recursos naturais, genial, não?

E aí, gostou? Comenta então!

6 comentários:

  1. Meu Deus, que blog liiindo ;)) . Estou seeguindo!
    Super legal isso de 'alter-ego', curti.

    Obrigada por visitar o Caramélisé. - Retribui?! http://caramelises.blogspot.com.br/ // Beijos!

    ResponderExcluir
  2. essa parada de alter ego para mim é genial!! provavelmente uma forma mesmo deles extravasarem o que são no dia a dia e fazerem coisas maravilhosas né? O meu preferido, claro o Bowie! Acho ele demais até hoje!

    xx
    tali
    nuasecruasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Bowie é um artista fantástico e genial, amo o trabalho desse homem!

      Excluir
  3. muito genial, nunca tinha parado para pensa nisso.
    bjs bjs e gostei do seu layout *-*
    http://loucacompanhia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aah que interessante, nunca vi um post assim!!!
    Estou seguindo seu blog! beijos e que Deus te abençõe ♥ Like a Rock, Like a Roll | Fan page|Enquete

    Aaah, o blog vai completar 1 ano dia 9/06! clique aqui para mandar a sua homenagem!

    ResponderExcluir
  5. Cade o Slim Shady??????? o mais famoso e mais polêmico tbm...

    ResponderExcluir