A mais recente sensação pop (ou seria rock?) adolescente a dizer estar num processo criativo mais maduro que o comum é a senhorita de vinte anos Demi Lovato, e Demizinha do meu coração, continuo te adorando, mas ainda não vi nenhum traço de amadurecimento em você, vamos esperar até maio, eu ainda posso me surpreender (ou não).
Deixando Demi de lado, vou falar agora sobre outras cantoras que atualmente são veteranas, mas como todas já foram novatas e tiveram seus tempos de crescimento, uns melhores do que outros, mas todos com o seu devido valor.
O Amadurecimento Musical é algo comum na carreira de qualquer artista dessa mídia, e além de comum, também é necessário afinal, não dá pra aguentar alguém com trintas anos na cara cantando sobre sexo e excitação como se tivesse passando pela puberdade dos treze, mas eu não abomino o tema quando o assunto é música, só acho que ele não deve ser explorado exaustivamente, uma música ou outra para fazer sucesso não mata ninguém (e nem estupra).
Voltando a falar sobre o que realmente é a postagem, O Amadurecimento Musical costuma levar um cantor de determinado gênero para outro, ou deixa seu conteúdo mais sexual, outros deixam suas composições mais pessoais e emotivas, ou deixam a letra pra lá e trabalham mais na produção, usando batidas diferentes e revolucionárias, enfim, o amadurecimento é bom, mas também é perigoso, ele pode elevar o cantor a outro nível, ou simplesmente acabar com sua carreira, mudar totalmente arrisca sua fama, nome e relevância e nem sempre vale a pena. So, let's go guys!
1) Britney Spears.
A eleita mulher mais sexy do mundo em 2011 pela Men's Health e a mais poderosa pela Forbes em 2003 já foi a maior sensação adolescente com seu álbum de estréia ...Baby One More Time e se solidificou com o segundo Oops!... I Did it Again, enfim, a garota já foi capa da Capricho, vendeu milhões em só uma semana, traduzindo foi a versão feminina do Justin Bieber nos anos 90, abaixo ouça um dos sucessos do inicio de sua carreira:
No fim das contas, toda a inocência da cantora era imposta pela gravadora e assim que pôde, Britney assumiu o posto de femme fatale. No terceiro disco intitulado por seu primeiro nome chocou o mundo com o primeiro single I'm Slave 4 U, mas a cantora realmente mostra a que veio no quarto álbum, In The Zone, com Toxic que é tipo a primeira música que vem a cabeça quando o nome dela é citado.
2) Avril Lavigne.
O primeiro disco da canadense Avril Lavigne é simples e cru e isso chamou toda a atenção dos adolescentes de 2002, logo as garotas passaram a ter a cara mais limpa, sem maquiagem e começaram a praticar skate. Um movimento contra cantoras pop como a já citada Britney Spears começou e rockzinhos genérico de outras bandas começaram a tomar conta das rádios. Vamos ouvir um dos primeiros hits da cantora.
Logo no segundo disco, Under My Skin, Avril assumiu uma nova postura, os antigos skates e jeans deram lugar a saias pretas e uma maquiagem mais pesada, Under My Skin marca a fase mais rock da cantora, ouça a minha canção favorita dessa fase, Nobody's Home.
Enquanto acreditava-se que a cantora iria dar a seus fãs algo melhor no tão esperado e demorado terceiro álbum, Avril decepciona e conquista novos fãs com o primeiro single hit, Girlfriend que você com certeza conhece.
Obs: Girlfriend foi o primeiro vídeo musical da história a alcançar mais de 1 milhão de visualizações na internet!
3) Shakira.
Você sabia que a cantora Shakira já foi dona de um estilo despojado, longe das roupas sensuais que hoje usa em shows e clipes?
No disco que lhe tornou famosa, Pies Descalzos, Shakira lançou o seu primeiro hit mundial Estoy Aqui, no clipe a cantora exibe longos cabelos pretos e enrolados e toca um enorme violão, a canção não é latina e nem é eletrônica, é pop-rock, ouve só.
Diferente das cantoras já citadas, Shakira não evoluiu para uma nova fase, na verdade todos os seus discos são fases diferentes, a cantora é conhecida por conseguir se aventurar em vários gêneros e estilos diferentes, sempre com êxito. O álbum seguinte a Pies Descalzos, por exemplo, Dónde Están los Ladrones? Lançou em 1999 um sucesso que pode ser ouvido até hoje, Ojos Así, tenho certeza que você vai reconhecer após ouvir pelo menos até o primeiro refrão.
Para encerrar o assunto Shakira, ouça Whenever, Wherever o primeiro single em inglês da cantora lançado em 2001, o clipe da canção já nos mostra Shakira loira e usando e abusando de ritmos parecidos com seus atuais. Destaque para as flautas andinas e os tambores brasileiros.
4) Rihanna.
No início da carreira Rihanna era o que podemos chamar de cópia-barata-da-beyoncé, mas não se deve culpar a garota por isso, afinal, quando ela estava começando Honey Bey era quem mandava nas paradas e a gravadora obviamente manipulou totalmente o estilo da caribenha. Copiar Beyoncé não ajudava muito porque ela não era muito conhecida enquanto ainda estava nessa fase, vamos ouvir uma canção.
A cantora se revela uma ótima artista quando lança Umbrella, mas não foi esse o primeiro hit da cantora no Brasil. Rihanna tomou conta das pistas de dança brasileiras com essa musiquinha aí embaixo.
Rihanna desde seu terceiro álbum de estúdio começou a trabalhar com batidas diferentes e foi feliz em quase todos os seus experimentos, com pouco mais de sete anos de carreira, a jovem já conquistou 11 #1's e com os poucos anos de carreira tem conteúdo suficiente para lançar uma coletânea.
5) Madonna.
A cantora Madonna sempre foi pop, sempre explorou bastante a sua sensualidade e sexualidade, mas também sempre se reinventou e continuou tendo seu estilo único através dos anos. Madonna é uma artista excelente, excepcional e inteligente que consegue por arte e marketing juntos em apenas um pacote, sempre soube se adaptar bem ao que está dando lucro e também sempre soube criar novas tendência entrando em territórios inexplorados.
Madonna está acima de todas, repito, TODAS, as cantoras citadas nesse post e para vermos um pouco de sua evolução vamos ouvir Like a Virgin.
Apesar de icônica, Like a Virgin é uma exceção quando falamos da carreira de Madonna de 1982 até 1985 que apenas lançava canções dançantes, o lado artístico da cantora floresceu quando ela lançou o terceiro álbum, True Blue, uma obra-prima que tinha elementos latinos, clássicos e pops, junto com esse novo álbum Madonna passa a inovar cada vez mais em seus clipes e causou polêmica com o single Papa Don't Preach, uma canção pop sobre gravidez na adolescência, tema tabu dos anos 80.
O quarto álbum e considerado até hoje o melhor de sua carreira, Like a Prayer é uma obra de arte sobre religião, amor, feminismo, sexo e traumas de infância, o primeiro single da cantora causou polêmica antes mesmo do clipe ser lançado, logo soltou-se boatos verdadeiros sobre a temática do clipe, a polêmica encheu o público de curiosidade e a canção ficou em 1º lugar, assista aí só.
Em 1998 a cantora se converte a cabala e se torna a grande responsável pela ida da música eletrônica para o campo mainstream com o álbum Ray of Light onde Madonna se encontra toda trabalhada na espiritualidade, pra finalizar a postagem, vamos ouvir Don't Tell Me, Madonna country!
Comenta aí!
Se Demi Lovato estiver sendo considerada como rock eu me jogo de um precipício agora viu. kkkk
ResponderExcluirEnfim, nas artistas que você citou o amadurecimento é super evidente, e adorei isso!!
Percebo muito a diferença na Britney e na Avril.
Beijo.
http://www.quaseatoa.com/
Adorei, muito criativo o post. Realmente as artistas amadurecem muito. Um grande exemplo é Shakira e a Rihanna como você disse. Beijos, Franciny www.montando-o-look.blogspot.com
ResponderExcluirNossa, post super interessante! Dá para ver realmente o amadurecimento delas e a mudança musical. Dessas, acho a Shakira a mais sensacional. Ela amadureceu bastante e apesar das mudanças, tem um estilo próprio marcante.
ResponderExcluirEm relação à Madonna, realmente tens razão.
ResponderExcluirEstá acima de muitas cantoras novatas outras já com experiência.
Já foi a um concerto da Madonna o ano passado em Portugal e AMEIII!!
Sem duvida que é uma GRANDE artista no meio destas meninas :)
Beijo
www.fashiontimewithsoraia.blogspot.com