3 de jan. de 2014

Resenha: Um pouco além do resto

 photo edi_zps9519e44c.png
(fotos de minha autoria)

Conheço Clarissa Corrêa dos trechos de seus textos que correm pelas redes sociais.Uma vez ou outra visito seu blog e leio suas crônicas. Nunca tinha lido nenhum livro dela, mesmo morrendo de vontade de ter/ler. Num belo dia recebo o livro Um pouco além do resto, da editora Gutenberg. E enfim, matei minha vontade de ter um livro recheado de crônicas de Clarissa Corrêa que confirmam o quanto complicamos a felicidade. O livro possui 206 páginas cheias de uma personagem que tem alma de moça que não abre mão de carregar para cima e para baixo os livros de contos de fadas com histórias bonitas. 

Um pouco além do resto, tem 23 crônicas do livro Um pouco do resto e mais 46 inéditas. Me apaixonei pela delicadeza da capa, da fonte e das borboletes espalhadas pelas páginas. Me identifiquei em algumas linhas, mas exatamente todas as linhas me fizeram refletir. Suas crônicas não falam apenas sobre amor, falam sobre a vida e os conflitos internos que passamos diariamente.



Clarissa Corrêa foi minha aluna. Peraí. Você já deve estar concluindo que ela aprendeu comigo alguma coisa. Não, eu fui seu aluno disfarçado de professor. Cada texto que vinha de seus olhos enormes e de suas sardas iluminadas roubava um riso que eu ainda não havia inventado em minha escrita. Sua produção me converteu em um docente pontual, que frequentava o campus com gosto, não reclamava do cartão-ponto e da lista de chamada obrigatória. Tudo para ouvir sua voz temperamental, passional e lúcida de Cyndi Lauper. Era confessional, mas absurdamente impessoal nas teorias. Como? Falava de si para teorizar o comportamento dos outros. Aqui, ali ao mesmo tempo.

Suas crônicas são ácidas, caem no colarinho e não saem com tira-manchas, perfuram o tecido até marcar a pele para sempre. Humor desesperado sobre relacionamentos desesperados sobre respostas desesperadas. Se não mentíssemos o que sentimos, não enfrentaríamos nenhum constrangimento na vida a dois. Mas mas mas mas a literatura é quando contamos a verdade. A derradeira transparência.

Um pouco além do resto é contido na linguagem, porém exuberante nas sugestões. Confirma o quanto complicamos a felicidade. É somente estar feliz que já cavamos suspeitas, provocamos brigas, recrutamos flertes para testar o amor do outro. A simplicidade não sacia ninguém – é o que parece lendo Clarissa, mesmo que a simplicidade seja o que a gente sempre sonhou em um relacionamento. O medo do futuro estraga o presente, e altera inclusive o passado. Não duvide do poder do pensamento: ele destrói amores perfeitos. São as suposições que se agigantam, e não diferenciamos o que é receio do que é real. Essa mania de procurar coisa onde não tem.

Desconfie menos, acredite mais. E aprenda com Clarissa como eu aprendi.
 - Fabrício Carpinejar Sinopse (skoob)

8 comentários:

  1. O livro me parece ser ótimo,linda sua resenha ;)

    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro, deve ser beeeeeeeeeem legal <3
    Beijos,
    www.bellaquebela.com

    ResponderExcluir
  3. Além da capa ser beeem bonita o livro parece ser um encanto, a Clarissa escreve muito bem!

    https://impossibilitar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Só ouço falar bem dessa autora, mas eu nunca me aventurei a ler um livro só de crônicas. Vamos ver como me saio!

    Beijos!
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser MUITO interessante, a capa é uma graça, e a resenha que você deu me deixou com muita vontade de conhecer o livro, de verdade. Sou apaixonada por livros de crônicas, principalmente livros que abordam temas relacionados a como enxergamos o mundo e a vida. Parabéns pelo blog, sensacional e de grande conteúdo, já vou caçar esse livro para comprar!
    http://umapitadadepimenta.com

    ResponderExcluir
  6. QUERO ESSE LIVRO <3333

    hahahah adorei! Bjos

    http://o-melhordemim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser ótimo, adoro ler crônicas! Gostei muito da sua resenha, as fotos ficaram ótimas. Parabéns pelo blog, é lindo! Beijos.

    www.simplesmenteluly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tem um Tag/Selo lá no meu blog para vc!

    http://friendsareforeverr.blogspot.com.br/2014/01/respondendo-as-perguntas.html

    E já estou seguindo seu blog,gostei muito dele!!

    ♥xoxo♥
    Friends Are forever

    ResponderExcluir